quarta-feira, 31 de maio de 2017

Mandala – Energia em movimento

Olá Seres Iluminados,


Quem nunca se encantou com a beleza e a perfeição de uma Mandala? Pois é, pensando nesse poder concentrado de energia em movimento resolvi escrever este post.


Origem e Significado

Mandala Tibetana Século XIV

As primeiras mandalas surgiram no Tibete, aproximadamente no século VIII, vistas como algo sublime e sagrado, nessa época eram utilizadas em momentos de meditação e oração, consideradas circunferências mágicas com grande poder de concentração de energia.

Estão presentes em várias culturas e religiões, como: símbolo Yin e Yang dos chineses, Yantras indianos - ferramentas altamente eficientes para a contemplação, a concentração e a meditação -, Thangkas Tibetanos - Pinturas, manifestação artística religiosa que os budistas usam para representar seus deuses, mandalas (utilizadas como ferramenta de meditação) e figuras históricas -, nos vitrais das catedrais católicas, e em várias outras representações.

Sua forma é circular, inclusive a palavra Mandala vem do sânscrito cujo significado é círculo, e essa forma geométrica significa concentração, movimento, equilíbrio, energia, o início e a expansão.

Se compararmos com o início de qualquer cidade, ela se originou de um ponto central ou marco zero e deste ponto houve a concentração e expansão, o ponto na mandala significa o centro, o início e a partir dele tudo se desenvolve. Como podemos perceber a mandala é simbólica e subjetiva.

“Antessala da mandala: A mandala é sempre um desenho dentro de um círculo... Mas, pela necessidade arquitetônica de termos a ornamentação quadrada, muitas vezes produzimos a então mandala com antessala. O formato do quadrado representa o mundo material, pois ele, entre outras, é feito dos 4 elementos e orientado pelos 4 pontos cardeais. Do mesmo modo, nós também temos 4 lados (frente, costas, direita e esquerda), e assim nos situamos no mundo. Então, a mandala que contém a antessala é composta de mais uma camada de proteção. Logo, seu possuidor será mais protegido, primeiro pelas emanações do mundo material, depois pelas do mundo das ideias.” (http://www.mosaico.arq.br)

Para que serve?


Serve para restabelecer o equilíbrio interior e quando esse equilíbrio é alcançado, de maneira energética, começa a se expandir. A ideia da meditação com mandala é exatamente esta: encontrar-se interiormente para depois expandir-se. Conheça-te verdadeiramente e mostre-se para si.

Além de ser utilizada de forma terapêutica, uma ferramenta para descobertas interiores e exteriores ao nosso ser, também pode ser utilizada para harmonizar o ambiente, através de suas cores e formas geométricas.

Como escolhê-la?


A mandala pode ser confeccionada pela própria pessoa que a utilizará ou comprada. Para confeccioná-la use sua intuição, olhe para dentro e veja, expresse seus sentimentos através das formas e cores, dê um nome a ela e sinta seu significado. Caso prefira comprar, escolha aquela que te passe uma boa energia, sensação de paz, saúde ou prosperidade, de acordo com seu momento, nesse momento é melhor ouvir sua intuição.

As mais conhecidas:

Rosa dos ventos


Mandala Rosa dos Ventos


“A rosa dos ventos é um clássico da humanidade, um dos símbolos mais utilizados em mosaico para os lares, entradas de prédios comerciais e de escritórios. O seu significado mais forte é orientação, o que dá a certeza do caminho certo quando se conhecem as ciências, também objetivo e meta."(http://www.mosaico.arq.br)






Flor de Lótus


Mandala Flor de Lótus
“...A flor de lótus é a flor mais emblemática do mundo oriental... é assim tão especial pois é o símbolo do crescimento pessoal do ser humano, um convite à melhoria pessoal, pois o lótus é uma planta que vivendo em águas lodosas, produz um botão de flor que quando se abre sobre a água está puro, fazendo um paralelo com nossas vidas que mesmo vivendo num mundo material complicado e pleno de emanações nocivas, podemos assim nos abrir e elevar acima do lodo nos mantendo puros. Esta flor também tem a peculiar e única característica de florescer durante ao amanhecer emanando calor num total de 1 watts de energia, única no mundo, dessa forma que atrai os insetos para a polinização, ficando então como o símbolo da energia e força interior do homem."(http://www.mosaico.arq.br)


Yin Yang


Mandala Yin Yang


Representação da unidade em sua dualidade. O equilíbrio do universo. O equilíbrio interior. O movimento circular entre um ponto e seu oposto.








Como interpretá-la?


O modo de interpretá-la é subjetivo, como uma arte abstrata, mas achei bem interessante o modo como este site (http://www.mosaico.arq.br/blog-artigo/traducao-e-interpretacao-das-mandalas.html) faz a interpretação das mandalas:


“Esta mandala tem por resultado uma harmonização do espaço, suavidade e alegria. A geometrização da natureza, uma tendência que iniciou no barroco, significa o enquadramento das irregularidades naturais dentro dos parâmetros pessoais. Então é uma mandala que reflete a beleza da natureza vegetal com a contemplação da beleza geométrica.

Números 
O ponto no meio e o círculo vermelho indicam o número um - Significa centramento, foco
Três cabos verdes das flores - é o triângulo, os três pontos qual a natureza é baseada
Seis pétalas nas flores - o número seis remete aos dois triângulos, à harmonia do masculino e feminino.
Sete flores no centro - Êxito de crescimento pessoal, pois o 7 é um número astronômico
Oito flores na volta - prosperidade e abundância estabelecidos, cristalizados.

Cores
Bege - Energiza e dá conforto. O mármore bege remete à nobreza e refinamento.
Vermelho - Vitaliza
Branco - amplia, clareia
Verde - remete à natureza, resgata o verde no lar



Neste link você pode ver lindas mandalas https://www.flickr.com/photos/mandallas
desenvolvidas por Marcelo Dalla.














Espero que tenham gostado assim como eu adorei fazer esse post.


Beijos de Luz! ☾☀

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Produtos Naturais - Terapias Alternativas

Aposte na Aromaterapia Promova o bem-estar com  Produtos Naturais   Confeccionados com muito carinho especialmente para você! ...

Translate