quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Meditação – Encontrar-se em si mesmo

Olá Seres Iluminados,

Adoro Meditação, acalma a alma, mas confesso, principalmente nos dias de hoje que tudo é tão corrido, não temos tempo para nada, inclusive para meditar. Mas, chega um dia em que precisamos desligar o ruído da mente para sintonizar aquela voz interior. Porque a meditação é, acima de tudo, promover um encontro entre o físico, espírito e alma, uma conexão vital para encontrar respostas nestes tempos tão difíceis.

Monumento representando Buda

Além disso, também deve ser notado que a meditação tem significados diferentes dependendo do contexto. Apesar de não estar vinculado a nenhuma religião em particular, em si é um componente importante em muitas crenças. No aspecto científico o interesse psicológico em meditação sempre foi notável por muitas razões e fins terapêuticos.

Este exercício requer concentração para alcançar um equilíbrio adequado entre pensamentos e emoções. É necessário treinamento e, sem dúvida, com o tempo, a meditação ajudará a controlar o estresse, medo, ansiedade ou depressão.

Não podemos controlar tudo o que acontece ao nosso redor. No entanto, o que podemos controlar é a forma de como os acontecimentos nos afetam e qual a devida importância que damos a eles. Por exemplo: a maneira como reagimos ao sentir medo, ao estarmos preocupados, aos julgamentos excessivos, ao relembrarmos o passado, ao sermos extremamente críticos ou culpar-se por tudo que acontece 

A meditação é, acima de tudo, se entender com respeito e amor para esclarecer os objetivos e emergir mais forte a partir desse momento de paz e equilíbrio. Uma das finalidades é a busca do autoconhecimento.

A ciência está de acordo que a meditação gera mudanças muito positivas em nossa estrutura cerebral. Aumenta, por exemplo, espessura cortical, relacionada à melhoria cognitiva. Além disso, eles também aumentam as ligações na região do hipocampo ou área frontal, estruturas relacionadas à memória.

Temos vários tipos diferentes de meditação com diversos objetivos como, por exemplo, a meditação Budista - Inclui qualquer método de meditação que tenha, como meta última, a iluminação. Os termos mais próximos a "meditação" nas linguagens clássicas do budismo são bhavana e desenvolvimento mental. Falarei em outros posts sobre os tipos de meditação.

Meditar não é fácil, é preciso determinação e concentração, mas é possível chegar a um estado de consciência e relaxamento para beneficiar-se de uma série de processos cognitivos e psicológicos. Não precisa de muitos aparatos ou um lugar especial, portanto comece já, segue dica:

- Fique em uma posição que se sinta confortável, mentalmente tente visualizar imagens positivas verbalizando frases ou orações que se encaixam às necessidades  do momento, como por exemplo:
  • Tenho plena confiança em mim.
  • Eu me sinto livre para tomar minhas próprias decisões.
  • Devo ouvir a minha intuição.
  • Nada e ninguém têm o direito de violar a minha paz interior.
  • Eu não sou menos importante e ninguém é mais importante do que eu.
  • Atrevo-me, finalmente, iniciar a mudança e lutar por minha felicidade.

Enfim, para se descobrir verdadeiramente, não é necessário fugir ou se isolar. Às vezes para esse reencontro é preciso meditar.

Beijos de Luz! ☾☀

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Produtos Naturais - Terapias Alternativas

Aposte na Aromaterapia Promova o bem-estar com  Produtos Naturais   Confeccionados com muito carinho especialmente para você! ...

Translate